Os objetivos de um TCC são normalmente categorizados em geral e específicos.
O objetivo geral e os objetivos específicos expressam os propósitos do pesquisador, esclarecendo o que é pretendido com a pesquisa, e indicam as metas que almejamos alcançar ao final da investigação.
Os objetivos gerais são pontos de partida, indicam uma direção a seguir, mas, na maioria dos casos, não possibilitam que se parta para a investigação. Logo, precisam ser redefinidos, esclarecidos, delimitados. Daí surgem os objetivos específicos da pesquisa.
Já Objetivos específicos definem metas específicas da pesquisa que sucessivamente complementam e viabilizam o alcance do objetivo geral.
>> Passos para formulação de objetivos:
- Primeiro, é formulado o objetivo geral e, em seguida, os objetivos específicos.
- Todo objetivo de ser alcançável, ou seja, não se pode formular um objetivo que não seja passível de ser atingido.
Ex. (correto): Verificar se o aluno será capaz de saltar, no mínimo, um metro, em extensão.
Ex. (errado): Observar se o aluno será capaz de correr mais veloz que uma bicicleta. (Um homem não pode correr muito mais do que 30km/h, enquanto uma bicicleta pode atingir 70km/h)
- Um TCC deve ter (de preferência) apenas um objetivo geral e tantos específicos quantas forem as metas que se deseja atingir com o estudo. (Porém, recomenda-se entre 3 e 4 objetivos específicos, para que seja possível concluir a pesquisa dentro do prazo).
- Todo objetivo começa com um verbo no infinitivo.
Ex.: verificar, demonstrar, conhecer…
Os verbos devem reproduzir com exatidão as metas que se espera atingir com o estudo. A lista abaixo sugere alguns desses verbos: