![](https://tccacademy.com.br/wp-content/uploads/2020/01/APêNDICE-X-ANEXO-3.png)
Não se faz um TCC sem referencial teórico!
O referencial teórico consiste num resumo de discussões já feitas por outros autores sobre determinado assunto, servindo como embasamento para o desenvolvimento de um tema específico.
Logo, qualquer que seja o assunto escolhido, deve ser decorrente de uma boa pesquisa científica.
São inúmeros autores e artigos lidos para a elaboração do trabalho final. E essas referências devem constar de forma clara e articulada para que todo seu esforço não se transforme em um verdadeiro Frankenstein.
Trabalhos de conclusão de curso que se parecem com o personagem Frankenstein são construídos a partir de pedaços, sem o menor cuidado de relacionar as ideias ou facilitar o entendimento do leitor. Um bom exemplo para ilustrar essa teoria é o velho hábito de “copiar e colar” citações sem qualquer tipo de critério ou análise, sem fazer argumentos e conexões entre os parágrafos.
Ao redigir um texto acadêmico, o estudante deve usar as citações como uma forma de embasar a sua análise e sustentar uma reflexão. Porém, usar referenciais teóricos sem dar sentido ao texto compromete a credibilidade do trabalho junto a banca.
É preciso ter conexão, ligação e harmonia entre as ideias apresentadas.
Então, anota aí… Mesclar citações com discurso autoral, estabelecendo inter-relação entre os enunciados, é fundamental para demonstrar domínio do assunto.